O Bairro Auxiliadora, situado em Porto Alegre, RS, foi criado no ano de 1959.
Seu desenvolvimento foi pela Estrada da Aldeia que hoje é a Avenida 24 de Outubro. A Estrada ligava Porto Alegre à Freguesia dos Anjos que hoje é a cidade de Gravataí.
Veja neste artigo
Ao serem instalados moinhos de vento nas terras de Barbosa Mineiro, próximo à atual rua Dr. Barros Cassal, a Estrada da Aldeia começa a ter mais tráfego e seu nome é alterado para Estrada dos Moinhos de Vento.
Com a instalação da linha de bonde a ocupação aumenta e a região vai tendo um ar de bairro.
No início do século XX surgem os loteamentos de terras e também é construída a capela Nossa Senhora Auxiliadora que vem a ser a paróquia no ano de 1916.
A rua Moinhos de Vento passa a ser rua 24 de Outubro a partir de decreto municipal de Porto Alegre e é uma homenagem ao golpe militar que destituiu o presidente Washington Luís.
Os transportes públicos já passam a ser mais frequentes e passavam a se chamarem Auxiliadora, popularizando o nome do bairro.
Por ter sido um loteamento, o bairro já surgiu com características de planejamento e boa infraestrutura das ruas, e os imóveis da região são heterogêneas, tendo uma mistura de casas da época (casas antigas), construções de início de século e edifícios modernos com apartamentos que tem uma ótima vista da cidade.
Hoje o Bairro Auxiliadora tem em média, uma população de 10 mil habitantes em área de 84 hectares.
É um bairro com características residenciais, mesmo sendo próximo do centro da capital e dispõe de comércio e serviços que atendem, quase que exclusivo, aos moradores.
Sobre o lazer, tem diversão para todos e para qualquer idades, inclusive com muitos bares.
O bairro Auxiliadora ainda possui elegantes e refinados restaurantes conhecidos pela população da capital.
Foto de capa: Jefferson Bernardes/PMPA
Av. Bispo João Scalabrini, 115 - Sala 1
-
Bairro Jardim Planalto - Porto Alegre, RS
Fones (51) 3368-4872
| CRECI RS - 22551 J
CRECI RS - 22551 J