Corretor de Imóveis - Qual a sua Importância?

Postado em 07 maio, 2020

Corretor de Imóveis

Na hora de comprar ou alugar a presença de um corretor de imóveis para lhe auxiliar durante o processo é de vital importância.

Mesmo com as facilidades da internet em que você consegue fazer pesquisas e encontrar imóveis com maior facilidade, para concretizar o negócio é importante a presença de um profissional.

Ele é a única pessoa capacitada e com experiência no ramo imobiliário para lhe orientar sobre as melhores condições para comprar ou alugar sua casa ou apartamento.

Quer obter mais informações sobre essa profissão? Leia com atenção o texto abaixo para saber mais.

Veja neste artigo

1. A profissão de corretor de imóveis
2. Quais as atribuições de um corretor de imóveis?
2.1. É um profissional reconhecido pela lei
2.2. Capacidade para avaliar o imóvel
2.3. Cuidar da parte burocrática e jurídica da negociação
2.4. Preservar a imagem de seu cliente
2.5. Garantir uma negociação segura para ambas as partes
3. Riscos ao fazer um negócio sem um profissional
4. O que esperar de um bom corretor de imóveis
5. Conclusão

A profissão de corretor de imóveis

O corretor de imóveis é um profissional responsável por intermediar as negociações de aluguel ou venda de imóveis.

A função dele é oferecer todo tipo de suporte para que a experiência de compra do seu cliente seja mais tranquila e segura possível.

Além disso, ele oferece suporte para todas as questões burocráticas e jurídicas para que dessa forma a negociação seja feita totalmente dentro da legalidade.

Para ser um profissional corretor você precisa ser formado em alguma área, seja em administração, vendas ou mercado imobiliário.  

Mas se você quer entrar para o mercado algumas dicas são essenciais para que possa começar bem.

Veja abaixo quais são elas:

  • Precisa ser maior de 18 anos;
  • Ter habilidade em vendas e negociações;
  • Ter o curso Técnico em Transações Imobiliárias;
  • Dominar bem ou satisfatoriamente matemática;
  • Escolha seu público-alvo e os tipos de imóveis que você deseja trabalhar;
  • Divulgue seu trabalho entre os conhecidos e também na internet;
  • Seja empático, essa é uma importante característica para quem vai trabalhar com pessoas;
  • Tenha sempre uma solução para a demanda do seu cliente;
  • Ofereça um excelente atendimento;
  • Seja um corretor honesto para que as pessoas confiem em você.
  • Invista numa formação de nível superior, além de aumentar seus conhecimentos, vai passar maior credibilidade para o seu negócio;
  • Seja um profissional legalizado, registre-se no CRECI, essa condição é essencial para ser um corretor de imóveis;
  • Mantenha-se atualizado sobre o setor imobiliário.

Lembre-se que o mercado de trabalho está cada vez mais concorrido, portanto, para se destacar como profissional é preciso se preparar bem.

A confiança é a chave para fechar negócios. Se seus clientes confiam no que você diz, há maiores chances de suas transações darem certo, portanto, faça de tudo para que eles confiem em você.

Quais as atribuições de um corretor de imóveis?

Antes de contratar um corretor de imóveis é importante saber quais serão de fato as suas atribuições e como ele poderá lhe ajudar no processo de negociação do seu imóvel.

Veja abaixo quais são elas:

É um profissional reconhecido pela lei

Ele é o único profissional reconhecido pela lei em todo o Brasil para intermediar uma negociação imobiliária tanto no aspecto burocrático, como no jurídico.

Suas experiências profissionais, bem como os conhecimentos que adquiriu para se formar na área servem como suporte para que você tenha total segurança durante a transação comercial.

Capacidade para avaliar o imóvel

O corretor de imóveis é o profissional preparado para avaliar o imóvel para aluguel ou venda de forma justa.

Isso é importante para quem compra ou aluga, pois, garante que não esteja pagando um valor maior do que de fato o imóvel vale.

Os vendedores de imóveis (aqueles que querem vender um imóvel) também são beneficiados com o trabalho do corretor, pois evita que ele tenha seu bem desvalorizado, seja no momento da compra ou do aluguel.

Além da avaliação correta em relação ao valor do imóvel, o corretor é muito bem preparado para conferir de forma eficaz as condições do imóvel.

Essa avaliação diz respeito ainda às condições do imóvel, o que influencia diretamente no seu valor.

Cuidar da parte burocrática e jurídica da negociação

O processo de venda e aluguel de imóveis exige a apresentação de muitos documentos. Sem eles não é possível concluir a negociação.

O corretor de imóveis sabe quais são esses documentos e o momento exato de apresentá-los. Isso vai fazer com que você tenha muito menos desgaste.

Preservar a imagem de seu cliente

Nem todos os clientes gostam de se expor no momento da negociação, o trabalho do corretor de imóveis é muito importante nesses casos, pois ele é quem vai estar diante do processo.

Garantir uma negociação segura para ambas as partes

Mais do que orientar e representar o seu cliente, o corretor de imóveis é responsável legalmente por participar de todo o processo de negociação e garantir que os envolvidos não sejam lesados.

Caso aconteça alguma fraude, ou um dos envolvidos sinta que foi prejudicado durante a negociação, o profissional poderá responder judicialmente.

Portanto, é imprescindível que ele faça um trabalho honesto e transparente para não ter problemas que venham manchar sua imagem e lhe acarretar sanções jurídicas. 

Riscos ao fazer um negócio sem um profissional

Corretor de Imóveis - Riscos

Como você pode ter lido até aqui a contratação de um corretor de imóveis é de extrema necessidade para quem quer fazer uma negociação segura.

Portanto, se você está procurando um imóvel para comprar ou alugar, ou ainda é proprietário de algum imóvel e pretende fazer alguma negociação, não menospreze os serviços desse profissional.

Veja os riscos que você corre por não contratar um profissional capacitado:

  • Lidar com pessoas sem experiência e expertise na área;
  • Possibilidade de cancelamento de contrato sem amparo legal;
  • Ausência de documentos corretos para concretização do negócio;
  • Cláusulas abusivas;
  • Fazer uma negociação sem amparo legal;
  • Contratar uma pessoa que não é registrada no CRECI e não tem registro jurídico de sua atividade;
  • Não ter segurança durante a negociação;
  • Comprar ou alugar um imóvel supervalorizado;
  • Vender ou alugar um imóvel pelo valor inferior ao que realmente vale;
  • Ter seu imóvel menos divulgado reduzindo assim as chances de uma boa negociação;

O que esperar de um bom corretor de imóveis

Além de ser um profissional honesto, devidamente habilitado e comprometido com o seu trabalho, é preciso que o corretor de imóveis seja um profissional que verdadeiramente ofereça suporte ao cliente.

Portanto, mais do que vender ou alugar um imóvel para ele, esse profissional atua como uma espécie de consultor para atender as suas necessidades.

Para que o trabalho seja de qualidade e flua de uma forma tranquila e ao mesmo tempo produtiva, é muito importante que cliente e corretores conversem muito.

Esse diálogo é essencial para que as necessidades e desejos sejam conhecidos e cada um possa atuar dentro da sua função para que o resultado final seja bom para ambas as partes.

Responder alguns questionamentos é essencial. Veja abaixo quais são elas:

1. Objetivo da negociação: Algumas pessoas querem comprar um imóvel, outras querem alugar, enquanto que outras preferem vender.

Obter essa informação de forma clara contribui para que o trabalho do corretor de imóveis seja feito de forma bem tranquila.

2.  Tipo de imóvel: existem vários tipos de imóveis. Eles podem ser residenciais, comerciais, industriais, para lazer, entre outros tipos.

Para moradia é possível escolher uma casa, um apartamento nos seus mais variados modelos e tamanhos, um sítio ou fazenda.

Saber de forma clara qual o tipo de imóvel que você busca é importante para que seu corretor possa encontrar soluções rápidas e que lhe agradem.

3.  Motivo da compra do imóvel: muitas pessoas preferem comprar um imóvel apenas como forma de investimento. Nesses casos nem sempre há pressa para encontrar.

Geralmente os imóveis adquiridos para moradia, requerem mais rapidez e precisam ser adequados ao tamanho da família.

4. Valor disponível para investir no imóvel: esse é um aspecto que precisa ser olhado com muito cuidado, principalmente se a sua preferência for pela compra de um imóvel.

Nessa situação, além do valor pago pelo imóvel, você terá despesas com registro do imóvel e demais taxas.

Sendo assim, é muito importante saber o valor exato que tem para investir e conversar com seu corretor para que ele consiga um imóvel de acordo com a sua realidade.

Além do valor disponível é muito importante, conversar sobre qual será a forma de pagamento, pois muitos imóveis não atendem as exigências dos bancos.

Dessa forma, você não corre o risco de gostar de um imóvel e se preparar para fechar negócio e só então descobrir que ele não será aprovado.

5. Localização: converse com o seu corretor de imóveis sobre qual região da cidade você deseja morar.

É importante considerar o fato de algumas regiões oferecem mais facilidades, mas são mais agitadas, como é o caso dos grandes centros.

Além disso, os imóveis podem ser mais caros, tanto para venda como para aluguel.

Outras regiões podem ser mais tranquilas, mas geralmente são mais distantes, por isso, é preciso analisar qual será o seu transporte e suas reais necessidades para conseguir um imóvel que lhe atenda.

Conclusão

Muitas pessoas sabem dar informações sobre imóveis para vender ou para alugar, no entanto, a maioria não conhece a complexidade que envolve o processo de negociação e venda.

A participação efetiva do corretor de imóveis vai contribuir para que a sua experiência de compra seja tranquila e que ao final todos saiam ganhando.

Portanto, se está pensando em vender, comprar ou alugar um imóvel, contrate já um profissional devidamente habilitado para lhe acompanhar nessa jornada.

Lançamentos - Apartamentos em Porto Alegre RS à Venda

Destaques em lançamento de imóveis para comprar e morar bem

DA VINCI Corretora de Imóveis - Imobiliária

Imobiliária em Porto Alegre, RS - venda de imóveis residenciais e comerciais.

Av. Bispo João Scalabrini, 115 Sala 1 - CEP 91225-120 - Porto Alegre/RS Brasil - Fone (51) 3368-4872