É o apartamento tradicional ou apartamento padrão. São os mais ofertados no mercado e possuem diversas metragens e plantas. Possuem normalmente cozinha, área de serviço, sala, banheiro e 1 ou mais dormitórios.
Para um melhor entendimento, podemos comparar um Garden a uma casa com pátio, propondo uma área de lazer própria aos moradores do apartamento.
A principal característica dos tipos de apartamentos duplex é ter 2 pisos (2 lajes). É quase como uma casa do tipo sobrado mas em um condomínio vertical.
A exemplo dos apartamentos duplex, os tipos de apartamentos triplex possuem 3 pisos (3 lajes) e em muitos empreendimentos podem ter a cobertura como terceiro piso.
Os tipos de apartamentos de cobertura já são bem conhecido em nosso mercado. Trata-se de um apartamento tendo um piso (andar) com a parte da moradia (o apartamento), e outro piso com a área externa (cobertura), podendo ter parte coberta e descoberta.
O Loft (ou como pode ser chamado também de apartamento tipo B) é um imóvel sem divisão do dormitório, apenas o banheiro é separado (que possui paredes). Os ambientes são todos integrados em um espaço aberto.
São muito semelhantes aos modelos Loft porque possuem ambientes abertos e integrados, podendo ou não ter divisórias, mas tem metragem menor que os Loft e costumam estar em um condomínio que possua serviços como lavanderia e áreas de lazer bem diversificada.