DA VINCI Corretora de Imóveis - Imobiliária
Telefones de contato da DA VINCI Corretora de Imóveis - ImobiliáriaLigue ou envie mensagem via app para um de nossos telefones. Atendemos via voz, Whatsapp e Telegram
(51) 3377-4349
(51) 99283-0330
Sede e local de trabalhoA DA VINCI Corretora de Imóveis tem seu escritório no bairro Jardim Planalto, cidade de Porto Alegre, RS.
Local/Home Office
Porto Alegre, RS
Dias e horários de atendimento da DA VINCI Corretora de Imóveis - ImobiliáriaAtendemos de segunda à sábado das 9h às 19h.
Das 9h às 19h
Segunda a Sábado

BUSCA DE IMÓVEIS

Como Vender Imóvel Usado Rápido - Veja as Dicas

Como Vender Imóvel Usado Rápido - Veja as Dicas

Alguns fatores ajudam na venda de seu imóvel usado, acelerando o processo e valorizando o imóvel.

A aquisição de um imóvel usado depende muito mais da visão e necessidade de quem está querendo comprar do que de quem está querendo vender.

Vamos explicar um pouco mais sobre isso neste artigo e tentar simplificar o processo e visão de venda do imóvel usado fornecendo algumas dicas.

Necessidades e vantagens ao comprador

Estando você, morando ou não no imóvel que quer vender, é necessário que tenha uma visão diferente com relação as suas necessidades versus as necessidades do comprador.

Diversos quesitos podem influenciar na compra deste ou daquele imóvel e isso faz parte do processo de venda, tanto do corretor de imóveis ou imobiliária que está prestando o serviço, quanto com relação ao envolvimento do proprietário do imóvel.

Aqui, o que vale é entregar ao comprador aquilo que ele busca ou almeja em um imóvel, seja para morar ou até investir, neste caso, deve-se ofertar exatamente o que ele está buscando.

É necessário que o atual proprietário da casa, apartamento ou qualquer outro tipo de imóvel que queira vender, deixe de lado suas opções e gostos pessoais, passando a ter uma visão mais simplificada com relação a preparação do imóvel para a venda.

Isso se dá com relação aos preparativos do imóvel para comercialização, tanto nas partes estruturais quanto na decorativa.

Limpeza do imóvel

Limpeza do imóvel usado

Esta é nossa dica mais importante, pois todas as outras, podem ser minimizadas quando a limpeza do imóvel é feita da melhor maneira possível.

Toda a manutenção de um imóvel tem um custo financeiro, mas a limpeza é um daqueles itens que podem ser executados pelos próprios proprietários a um custo muito baixo de material... e acredite, o aspecto final será muito positivo.

Tente remover ou minimizar as áreas que contém mofo, internas e externas.

Áreas pouco usadas do imóvel (e que parecem limpas) também devem ter atenção quanto a limpeza. Se atente aos detalhes como cantos e áreas pequenas.

Faça uso de esfregão, vassouras, aspirador de pó e o que puder para dar aquela geral no imóvel. Tente ao máximo, remover manchas que existam.

Seja chato com isso... tenha paciência e vá executando a limpeza.

Manutenção do imóvel

Manutenção do imóvel

Um dos fatores que podem impedir e com certeza desvalorizar seu imóvel é a falta de manutenção.

Paredes mal conservadas, descascadas, pisos quebrados, portas e aberturas com problemas.

Estas são algumas condições que influenciam e causam uma primeira impressão muito ruim a quem está visitando o imóvel.

Claro que levamos em consideração que nem sempre o proprietário está em uma condição financeira que possibilite a reforma do imóvel, então, neste caso, nossa dica é que tente efetuar as manutenções possíveis dentro de suas condições.

Melhore o funcionamento das aberturas usando lubrificante nos trilhos, fechaduras e dobradiças.

Rachaduras superficiais podem ser minimizadas com massa corrida ou tapa furos. Faça uso de lixas finas para dar um acabamento melhor.

Quando possível, contrate um profissional para estes serviços e mesmo que não haja a possibilidade de dar aquele acabamento bacana, não tenha medo de mostrar que se preocupa com a manutenção.

Pintura interna e externa

Pintura do imóvel usado

Aqui não tem jeito, você terá de investir em materiais e também em um profissional.

Novamente, abordando nossos parágrafos iniciais deste artigo, lembre-se de que o imóvel deve ser preparado para a visita de possíveis compradores, então nada de fazer uso de seus desejos pessoais. A regra aqui é clareza e neutralidade.

Tons pasteis vão muito bem e ajudam a dar mais clareza e limpeza. Esta regra vale tanto para os ambientes internos quanto os externos.

Melhore o aspecto das madeiras

Melhore o aspecto das madeiras

Se possuir itens estruturais ou que fazem parte do estilo da propriedade, em madeira crua, vale também dar uma atenção especial, fazendo uso de um lixamento fino para melhorar o acabamento e retirar um pouco das manchas do tempo. No final, pode ser aplica um verniz ou complemento de madeira final.

A madeira é um item que quando usado nas residências, saltam aos olhos dos visitantes por ser muito nobre. Vale dedicar um tempo para sua melhoria visual.

Se no seu caso, as madeiras já tiverem sido pintadas, faça uma boa limpeza e analise se o aspecto final melhorou. Se necessário, dê uns retoques na tinta.

Decoração muito pessoal ou ultrapassada

Decoração muito pessoal ou ultrapassada

Mesmo que esteja vendendo uma propriedade vazia, mas que possua objetos decorativos que sejam muito pessoais ou antigas, ela pode não ser do agrado por quem está vendo as fotos ou visitando o imóvel.

Nesses casos, simplifique ao máximo a decoração ou simplesmente a retire. Se tiver uma mesa na sala, remova tudo de cima dela, use uma pequena toalha de cor clara e coloque um vaso no centro com lindas flores (sem exagero).

Esse tipo de decoração, mais minimalista, valoriza o ambiente e a mantém neutra.

Isso vale para estantes, sofás, poltronas e demais peças existentes no ambiente. Aqui faça o menos é mais.

No quarto por exemplo, retire fotos ou decorações muito pessoais. Coloque um belo lençol branco ou com tons claros. Mantenha as portas de armários fechadas. Não use tapetes no piso com tons fortes, prefira os mais neutros.

A grande dica aqui, para que saiba o que fazer é: antes de alterar a decoração do ambiente, pegue seu celular e tire uma foto. Depois, mude a decoração e volte a fotografar... você verá a diferença.

Pátio e jardim

Pátio e jardim

Dê muita atenção ao jardim e pátio do seu imóvel. São as primeiras áreas a serem vistas pelo futuro interessando em comprar seu imóvel.

Com relação ao pátio, vale as dicas de limpeza e manutenção. Seja um pouco chato nisso pois valerá a pena e irá valorizar seu imóvel.

Nada de deixar manqueiras ou ferramentas expostas. Tente alocar uma área específica para estes itens e mostrar mais organização. O futuro proprietário pode ter as mesmas necessidades que você, mas não se sentirá atraído pelo imóvel se tudo estiver espalhado.

Quanto ao jardim, novamente, faça uso do minimalismo. Deixe o jardim o mais clean possível, principalmente se houver grama.

Delimite bem os espaços do jardim, mantenha a grama aparada, retire plantas que bloqueiem a visualização do imóvel. Use plantas baixas se possível e que tenham cores que combinem com o aspecto da sua propriedade.

A garagem do imóvel

Garagem do imóvel

Se houver uma garagem fechada no imóvel, todas as dicas anteriores também se aplicam.

Sabemos que a garagem serve, em muitos casos, como depósito para itens pouco usados, então considere dar uma boa organizada neste ambiente e aproveite para se desapegar de coisas que não são mais necessárias ou que não serão usados na outra moradia.

O futuro proprietário precisa ter a noção do espaço. Faça o melhor possível e utilize o truque da foto (antes e depois).

O valor do imóvel

O valor do imóvel

Bem, finalizamos nosso artigo falando um pouco sobre o valor de venda do imóvel.

Antes, cabe salientar que todas as dicas aqui descritas, fazem parte de um esforço conjunto, entre proprietário, corretor de imóveis e imobiliária para ofertar a propriedade no mercado da melhor maneira possível.

O objetivo é facilitar a venda e tentar fazê-la rápido, dando aos interessados uma visão mais clara do imóvel.

No entanto, o valor de venda é um item balizador e deve estar dentro do valor de mercado local.

O que isso significa?

Significa que, mesmo tendo uma ótima propriedade, o valor de venda deve seguir critérios como localização e estado geral do imóvel.

Independente das necessidades de quem está vendendo, o imóvel precisa estar dentro da faixa de avaliação imobiliária, ou seja, não adianta tentar vender o imóvel por um valor acima do de mercado (para a região de localização), mesmo que que seja o mais perfeito possível.

É comum em nossos serviços, aqui na imobiliária,clientes sugestionando valores de venda de seus imóveis que não condizem com a realidade da localização. É o tal do imóvel ideal em localização errada.

Isso é muito importante que seja compreendido por quem quer ou necessita fazer a venda. Se o valor não estiver alinhado com as condições imobiliárias, levará muito tempo para se concretizar (ou até nem acontecerá).

Avaliação imobiliária

Existem duas formas de se avaliar um imóvel a fim de ofertá-lo no mercado. O primeiro é baseado em amostragem e o segundo sob condições técnicas e legais.

A mais comum é a de amostragem, onde a imobiliária ou o corretor de imóveis forma e sugestiona o preço ideal para venda do imóvel, baseado nas condições e também na localização.

O modelo mais técnico é muito usado nos quesitos mais legais.

É importante que o proprietário do imóvel, mesmo tendo uma noção do valor a que gostaria de vender, avalie a sugestão feita pela imobiliária ou corretor imobiliário para que o preço esteja dentro de parâmetros aceitáveis.

Lembre-se sempre que, o mercado imobiliário é formado por ofertas de imóveis, portanto, sua propriedade estará concorrendo com outras e também, sujeita a receber ofertas de possíveis compradores, desde que as condições gerais estejam dentro da realidade do mercado.

Foto de capa: Freepik Photo

DA VINCI Corretora de Imóveis - Imobiliária
Av. Bispo João Scalabrini, 115 - Sala 1
Bairro Jardim Planalto
Porto Alegre, RS

Fones
(51) 3377-4349 e (51) 99283-0330

CRECI RS - 22551 J

Política de privacidade

Estado do Rio Grande do Sul - Brasil RS - Brasil
Av. Bispo João Scalabrini, 115 - Sala 1
Bairro Jardim Planalto, Porto Alegre, RS

Fones (51) 3377-4349 e (51) 99283-0330 • CRECI RS - 22551 J

Estado do Rio Grande do Sul - Brasil RS - BrasilPolítica de privacidade
Av. Bispo João Scalabrini, 115 - Sala 1 - Bairro Jardim Planalto, Porto Alegre, RS
Fones (51) 3377-4349 e (51) 99283-0330 • CRECI RS - 22551 J
Av. Bispo João Scalabrini, 115 - Sala 1 - Bairro Jardim Planalto, Porto Alegre, RS • Fones (51) 3377-4349 e (51) 99283-0330 • CRECI RS - 22551 J