DA VINCI Corretora de Imóveis - Imobiliária
Telefones de contato da DA VINCI Corretora de Imóveis - ImobiliáriaLigue ou envie mensagem via app para um de nossos telefones. Atendemos via voz, Whatsapp e Telegram
(51) 3377-4349
(51) 99283-0330
Sede e local de trabalhoA DA VINCI Corretora de Imóveis tem seu escritório no bairro Jardim Planalto, cidade de Porto Alegre, RS.
Local/Home Office
Porto Alegre, RS
Dias e horários de atendimento da DA VINCI Corretora de Imóveis - ImobiliáriaAtendemos de segunda à sábado das 9h às 19h.
Das 9h às 19h
Segunda a Sábado

BUSCA DE IMÓVEIS

Etapas Antes da Compra da Casa Própria

Etapas Antes da Compra da Casa Própria

A compra da casa própria é um investimento vitalício para muitas famílias, então é importante seguir algumas etapas antes de tomar a melhor decisão possível.

Do início ao fim deste processo, há alguns aspectos a serem levados em conta bem como alguns cuidados a ter para evitar aborrecimentos no futuro, que se podem traduzir em custos crescentes.

Neste artigo, expomos um resumo abrangente destas etapas que, se seguidas, farão da compra da casa própria uma jornada bem tranquila.

Avaliação da Situação Financeira

Antes de pensar em comprar uma casa (serve também para apartamento, terreno ou qualquer outro bem imobiliário urbano), é importante que você entenda sua situação financeira pessoal para não tomar decisões que possam afetar sua estabilidade.

Por isso, saiba exatamente quanto dinheiro você tem disponível para comprar uma casa, seja com financiamento bancário ou não.

Aqui é tudo muito simples. Pegue papel e caneta e anote o seguinte (se for casado(a), anote também do seu cônjuge):

  • Valor guardado (para uso de entrada ou compra à vista).
  • Valor dos rendimentos mensais fixos (salários ou pró-labore) + rendimentos extras (se possuir).

E já que está aqui, anote também:

  • Total de despesas mensais (água, luz, escola, prestação do carro, etc.).

O que colocamos acima parece algo lógico não é? Mas acredite, boa parte das pessoas não fazem este levantamento. Não só serve para o momento da compra de imóvel, mas qualquer situação que necessite de gastos financeiros.

Escolha do Crédito Imobiliário

Se pretende adquirir um financiamento imobiliário em um banco para comprar casa própria, a regra aqui é comparar.

As instituições financeiras podem ter regras distintas que vão desde a avaliação de sua capacidade financeira, seu score junto ao banco (se já possui conta), valor total do financiamento e análise do imóvel.

Lembra do seu levantamento financeiro? Pois é... o banco irá solicitar isso a você.

Se você possui conta em um ou mais bancos, comece por eles e depois analise outros.

Ainda no que diz respeito ao crédito imobiliário, saiba que durante o período do empréstimo, este pode ser transferido para outra instituição financeira se as condições forem mais competitivas.

Solicitar crédito a um banco não significa ficar preso a ele.

Como regra geral (não absoluta), saiba que você não conseguirá financiar 100% do valor do imóvel, tendo sempre que arcar em média com 20% do valor total como forma de entrada.

Tenha um Corretor de Imóveis

Tenha um corretor de imóveis

A compra de um imóvel é uma decisão importante na vida de qualquer pessoa, pois envolve investimento financeiro e também emocional.

No momento de optar pela busca e compra de um imóvel, faça opção por ter ao seu lado um corretor de imóveis.

Ele é o profissional qualificado com conhecimento sobre o mercado imobiliário e irá orientar sobre diversos aspectos da compra da casa.

Dentre as muitas prerrogativas do corretor de imóveis, está a análise em adequar e buscar imóveis que se encaixem no seu perfil e que estejam destro de suas espectativas.

O trabalho deste profissional, não só facilita a sua jornada de busca, como também o ajuda nas negociações.

Leia nosso artigo: Corretor de Imóveis - Qual a sua Importância?

Análise dos Imóveis Visitados

Ao considerar a compra de uma casa, há vários aspectos técnicos importantes a serem observados.

Por exemplo, se for um apartamento, você também deve olhar para o exterior do prédio, pois os reparos ou manutenção do prédio podem ser caros e recair sobre os inquilinos. O mesmo serve para uma casa em condomínio.

Também é bom procurar por qualquer anomalia estrutural, como rachaduras ou sinais de umidade, para ter uma ideia do que pode esperar no futuro.

Por fim, preste atenção à orientação da casa em termos de exposição solar. Por exemplo: casas com menos exposição ao sol geralmente são mais frias e úmidas, o que talvez exija mais manutenção com relação a mofos e/ou aquecimento.

Mas aqui, um corretor de imóveis também o ajudará na análise e fará apontamentos.

Conclusão

De forma geral, estas etapas antes da Compra da casa própria servem para que você tenha uma jornada de busca, análise e compra mais tranquila.

A compra de imóvel é um momento muito especial, então transforme estas etapas em bons momentos, considerando a aquisição da casa e sua vida futura.

Não há regras de tempo para começar a pensar na compra da casa própria. Então comece a sua busca para ir conhecendo as diversas opções no mercado. Veja a nossa lista de Casas à Venda.

Foto de capa: Freepik Photo

DA VINCI Corretora de Imóveis - Imobiliária
Av. Bispo João Scalabrini, 115 - Sala 1
Bairro Jardim Planalto
Porto Alegre, RS

Fones
(51) 3377-4349 e (51) 99283-0330

CRECI RS - 22551 J

Política de privacidade

Estado do Rio Grande do Sul - Brasil RS - Brasil
Av. Bispo João Scalabrini, 115 - Sala 1
Bairro Jardim Planalto, Porto Alegre, RS

Fones (51) 3377-4349 e (51) 99283-0330 • CRECI RS - 22551 J

Estado do Rio Grande do Sul - Brasil RS - BrasilPolítica de privacidade
Av. Bispo João Scalabrini, 115 - Sala 1 - Bairro Jardim Planalto, Porto Alegre, RS
Fones (51) 3377-4349 e (51) 99283-0330 • CRECI RS - 22551 J
Av. Bispo João Scalabrini, 115 - Sala 1 - Bairro Jardim Planalto, Porto Alegre, RS • Fones (51) 3377-4349 e (51) 99283-0330 • CRECI RS - 22551 J