DA VINCI Corretora de Imóveis - Imobiliária
Telefones de contato da DA VINCI Corretora de Imóveis - ImobiliáriaLigue ou envie mensagem via app para um de nossos telefones. Atendemos via voz, Whatsapp e Telegram
(51) 3377-4349
(51) 99283-0330
Sede e local de trabalhoA DA VINCI Corretora de Imóveis tem seu escritório no bairro Jardim Planalto, cidade de Porto Alegre, RS.
Local/Home Office
Porto Alegre, RS
Dias e horários de atendimento da DA VINCI Corretora de Imóveis - ImobiliáriaAtendemos de segunda à sábado das 9h às 19h.
Das 9h às 19h
Segunda a Sábado

BUSCA DE IMÓVEIS

Porto Alegre do Pôr do Sol

Porto Alegre do Pôr do Sol

Em Porto Alegre você pode ver os mais lindos eventos do pôr do sol em pontos estratégicos da cidade que se tornaram famosos pontos turísticos.

A capital do Rio Grande do Sul, sendo uma cidade muito rica em cultura nos seus mais de 496 km², tem uma população acma de 1.450.000 habitantes.

O Rio Guaíba é o ponto turístico mais frequentado e um dos grandes atrativos da cidade. Além de proporcionar a mais linda vista do por do sol, o local é um ponto de lazer e atividades esportivas.

Embora seja fundada por portugueses açorianos, Porto Alegre ao longo de sua existência se tornou o berço da agregação de grandes culturas.

Ela sempre recebeu de braços abertos os italianos, espanhóis, africanos, poloneses, alemães e libaneses, que trouxeram consigo as religiões católicas, judia, proteste e muçulmana.

Toda essa mistura transformou a cidade no berço de múltiplas expressões culturais também na gastronomia, o que enriquece ainda mais a história da cidade.

Quer conhecer mais sobre Porto Alegre? Continue a leitura.

Porto Alegre: conheça suas zonas e bairros

Porto Alegre é uma cidade bastante agradável para morar, possui um alto índice de desenvolvimento humano.

Ao escolher morar nessa cidade é possível escolher para qual região você deseja se mudar e a média de gastos que terá.

Conheça abaixo as características das principais zonas e seus principais bairros e loteamentos:

Zona Central

Zona Central
Centro Histórico de Porto Alegre, avenida Borges de Medeiros. Foto: Alex Rocha/PMPA

É formada pelos bairros:

É ideal para quem quer ter tudo perto, o que torna a vida mais fácil e prática.

Embora a região em sua maioria seja composta por prédios comerciais, é possível encontrar residências bastante confortáveis e espaçosas.

No entanto, eles podem custar mais caro.

Quem prefere ou precisa morar na região central seja por causa dos estudos ou trabalho, terá que se acostumar a viver em espaços menores, caso não tenha muito dinheiro para pagar aluguéis mais caros.

Quem escolhe essa região para morar tem acesso facilitado às áreas de lazer e grandes centros comerciais.

Zona Leste

Zona Leste
Bairro Jardim Carvalho, Parque Marcos Rubin. Foto: Cristine Rochol/PMPA

É formada pelos bairros:

Região muito histórica de Porto Alegre, a zona leste se divide em áreas com bairros que acabam fazendo contrapontos como, bairro Bom Jesus (baixa renda) e o bairro Jardim Carvalho (renda média).

É uma boa opção para quem busca imóveis para morar, independente da situação financeira.

É uma região predominantemente residencial mas atualmente com muitas opções de comércio e serviços locais.

Se destacam na zona leste de Porto Alegre, os bairros Chácara das Pedras e Três Figueiras como sendo de alta renda, com muitas residências de grande metragem e novos empreendimentos.

Zona Norte

Zona Norte
Praça Park Lindóia (Praça Ernest Ludwig Herrmann), na Avenida Assis Brasil. Foto: Cristine Rochol/PMPA

É formada pelos bairros:

É uma área com completa infraestrutura, tem ainda os maiores shoppings e as melhores opções de lazer e entretenimento.

Ela é ideal para quem tem família pequena e quer morar perto do centro, mas que não deseja ficar no meio de uma zona tão agitada como a Central.

Zona Sul

Zona Sul
Praia de Ipanema. Foto: Brayan Martins/PMPA

É formada pelos bairros:

  • Belém Novo
  • Belém Velho
  • Camaquã
  • Campo Novo
  • Cavalhada
  • Cristal
  • Espírito Santo
  • Guarujá
  • Hípica
  • Ipanema
  • Lageado
  • Lami
  • Nonoai
  • Ponta Grossa
  • Restinga
  • Serraria
  • Teresópolis
  • Tristeza
  • Vila Assunção
  • Vila Conceição
  • Vila Nova

Essa é uma região para quem quer morar em áreas mais tranquilas, em meio à natureza, longe do tumulto da zona central e zona norte.

A grande atração dessa região é o Rio Guaíba, que além de ser um forte ponto turístico, oferece excelentes alternativas de lazer e prática de exportes.

Sem contar que o melhor lugar em Porto Alegre para que você possa apreciar o pôr do sol.

Veja nossas opções de imóveis à venda em Porto Alegre, RS.

A Região Metropolitana de POA

A região metropolitana de Porto Alegre ou simplesmente a grande Porto Alegre como também é conhecida é formada por 34 municípios.

Expomos aqui esta informação apenas para que você tenha uma idéia sobre o entorno da cidade e as imensas possibilidades comerciais e turísticas que vão além da capital gaúcha.

A região é formada pelas cidades de Alvorada, Araricá, Arroio dos Ratos, Cachoeirinha, Campo Bom, Canoas, Capela de Santana, Charqueadas, Dois Irmãos, Eldorado do Sul, Esteio, Estância Velha, Glorinha, Gravataí, Guaíba, Igrejinha, Ivoti, Montenegro, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Parobé, Portão, Rolante, Santo Antônio da Patrulha, Sapiranga, Sapucaia do Sul, São Jerônimo, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, Taquara, Triunfo e Viamão.

Dentro da região metropolitana de Porto Alegre também temos subdivisões como por exemplo, o vale dos sinos, dentre outros.

Turismo em Porto Alegre

Turismo em Porto Alegre
Ônibus da Linha Turismo de Porto Alegre - SMDET. Foto: Jurandréia Silveira/ Divulgação/ PMPA

Formada por várias nacionalidades e costumes, Porto Alegre é uma cidade que possui uma gastronomia muito rica, além de grandes obras que fazem parte do patrimônio cultural da cidade.

Conhecer suas principais atrações é uma atividade extremamente prazerosa e instigante, pois você estará em contato com grandes obras e atrações para todos os gostos.

Embora a cidade seja linda e receptiva o ano inteiro, não há sombra de dúvida que o outono e a primavera são as melhores estações para quem quer conhecer bem a cidade.

O clima nessas estações está mais seco e especialmente na primavera, a cidade está muito mais florida.

Veja abaixo quais são as principais atrações turísticas:

Centro Histórico de POA: é composto pelo Mercado Público de Porto Alegre; Praça da Alfândega e Praça da Matriz, Rua dos Andradas e Casa de Cultura Mário Quintana.

Usina do Gasômetro: situada próximo ao Rio Guaíba, chama bastante atenção por ter uma chaminé de mais de 115 metros de altura. O prédio abriga livrarias, centro cultural e até choperia. É um excelente local para ver o mais lindo por do sol.

Fundação Iberê Camargo: é um excelente espaço para quem aprecia a cultura. Aos finais de semana são promovidos vários eventos culturais. Além de haver frequentes exposições de grandes artistas.

Teatro São Pedro: essa também é uma atração para os amantes da cultura. O espaço é bem antigo, com carpetes maravilhosos e uma acústica incrível para que você possa assistir grandes concertos e peças teatrais sensacionais.

Parque Moinho dos Vento: esse é o loca ideal para quem quer descansar e curtir a natureza, além de poder fazer exercícios físicos ao ar livre.

Museu de Ciências e Tecnologia da PUC-RS: quem gosta de interatividade e quer ver exposições e experimentos lúdicos tem uma excelente alternativa de passeio.

Arena do Grêmio e Estádio Beira Rio: os apreciadores do futebol poderão conhecer dois grandes e famosos lugares para a prática desse esporte. O Estádio Beira Rio foi Sede da Copa do Mundo em 2014.

Vida noturna e gastronômica de Porto Alegre

Vida noturna e gastronomia em Porto Alegre
Porto Alegre, edição do Sabores do RS. Foto: Ricardo Giusti/PMPA

Além da variedade de atrações culturais, Porto Alegre oferece várias opções para quem gosta de aproveitar a noite.

O bairro Cidade Baixa é rico em barzinhos para quem aprecia uma boa bebida e quer perder a noção do tempo na noite boemia.

Há um destaque especial para as cervejas artesanais, a cidade tem pelo menos 35 microcervejarias registradas na região.

Essa vocação especial de produzir cervejas tem sido cada vez mais explorada, tanto que a administração do município lançou o roteiro turístico cervejeiro.

Na gastronomia a capital gaúcha não deixa a desejar. A união de diferentes etnias faz com que a cidade tenha uma culinária variada.

Obviamente que experimentar o autêntico churrasco gaúcho e o chimarrão é uma oportunidade que jamais podem ser desperdiçada.

Prática de esporte em Porto Alegre


Porto Alegre Mexatchê Fitness. Foto: Henrique Hainzenreder/SMDSE/PMPA

Numa cidade tão rica em atrações não poderia faltar espaços para a prática de esportes.

Em Porto Alegre você encontra opções para a prática ao ar livre e também para quem quer se preparar profissionalmente em várias áreas.

Para quem tem esse objetivo, existe o SOGIPA, Sociedade de Ginástica de Porto Alegre, é um clube brasileiro, considerado um dos mais importantes do Brasil.

Se você prefere a prática de esportes ao ar livre em POA é possível encontrar as melhores opções espalhadas por diversos pontos da cidade.

Conheça agora 4 pontos gratuitos para a prática de esportes sozinho ou em grupo:

Bairro Bela Vista

Com ruas bastante arborizadas e um trânsito tranquilo, o bairro oferece ainda a Praça Encol, com equipamentos de ginástica e campo de futebol.

É ideal para quem gosta de correr ou caminhar ao ar livre sem precisar se preocupar com a grande circulação de veículos.

Bairro Ipanema

Nesse bairro você terá acesso à ciclovia e calçadão, espaços ideais para quem gosta de caminhar, correr ou andar de bicicleta ao ar livre.

O local é bastante arborizado, oferece vista privilegiada para o Rio Guaíba, um dos locais mais bonitos de POA.

Além disso, você poderá ainda praticar esportes aquáticos na praia de Ipanema.

O Parcão

Além dos principais clubes esportivos da cidade, onde é possível praticar várias modalidades de esportes olímpicos, no bairro Moinho dos Ventos você encontra o Parcão.

Um espaço amplo onde é possível praticar diversas atividades ao ar livre

Parque da Redenção

O Parque Farroupilha é o local ideal para exercitar o corpo e também descansar a mente, pois é um local tranquilo e bastante arborizado.

Educação em Porto Alegre

Educação em Porto Alegre
Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS. Foto: Anselmo Cunha/PMPA

Porto Alegre possui mais de 90 escolas públicas municipais dedicadas ao ensino infantil, fundamental e médio, além de 260 escolas da rede estadual.

Para quem quer se preparar para ingressar em uma das universidades federais, a cidade oferece diversas oportunidades de cursinhos pré-vestibulares.

Quem deseja cursar a faculdade em uma instituição pública, poderá escolher entre as duas universidades federais e uma estadual.

No entanto, uma faculdade privada que se destaca muito na região é a PUCRS, considerada a maior instituição universitária privada da região Sul.

Além dessas opções, é possível encontrar diversas outras faculdades que oferecem um ensino de qualidade.

POA tem três faculdades públicas, sendo uma estadual e duas federais. Além disso, ela tem ainda 27 instituições privadas que oferecem cursos de graduação e pós-graduação.

Além dessas opções, há ainda as faculdades à distância com polos presenciais na cidade. O diferencial desse tipo de ensino é que não há necessidade de assistir aulas presenciais diariamente.

É preciso assistir aulas nos polos educacionais pelo menos uma vez por semana para fazer as provas e entregar trabalhos, além de outras práticas inerentes ao ensino.

As faculdades à distância tem o mesmo valor que a presencial, por isso, são reconhecidas pelo MEC.

Morar em Porto Alegre - Imóveis

Morar em Porto Alegre - Imóveis
Empreendimento Flasgship da ROTTAELY.

Porto Alegre oferece uma ampla variedade de opções de imóveis, desde apartamentos, casas, sobrados, studios, coberturas e lofts até terrenos, imóveis comerciais, imóveis de temporada, imóveis residenciais em condomínios, imóveis de padrão diferenciado e imóveis para investimento, em diferentes bairros e regiões da cidade.

É possível encontrar imóveis para atender às necessidades e preferências de diferentes perfis de compradores e investidores, sejam famílias em busca de uma casa para morar, até empreendedores buscando locais estratégicos para seus negócios.

Os investidores interessados também encontram muitas oportunidades com ótima valorização e retorno financeiro.

FAQ - Perguntas e Respostas Sobre Porto Alegre

Como é viver em Porto Alegre?

Porto Alegre é carinhosamente definida como uma grande-pequena cidade, existe opções de lazer, vida noturna, opções para a prática de esportes terrestres e aquáticos, amplo comércio e diversas opções para a educação.

Quais as cidades mais próximas de Porto Alegre?

As cidades que fazem parte da região metropolitana ou a grande Porto Alegre é formada por 34 cidades e formam a maior região metropolitana do sul do Brasil.

Quais os melhores bairros para morar em Porto Alegre?

A cidade tem um conjunto de bairros muito amplo e cada um tem as suas características específicas. Os bairros da zona norte de Porto Alegre possuem mais infra-estrutura e são mais movimentados enquanto que nos bairros da zona sul são mais tranquilos e sossegados.

Quais as opções de imóveis à venda em Porto Alegre?

São muitas ofertas de imóveis para morar em Porto Alegre. Você pode comprar casas e sobrados além de apartamentos.

Porto Alegre - melhores locais para ver o pôr do sol

Os melhores locais para contemplar o pôr do sol é sem dúvida o Cais do Porto, Usina do Gasômetro, Anfiteatro Pôr do Sol, Parque Marinha do Brasil, Fundação Iberê, Pontal de Porto Alegre, Iate Clube Guaíba, Clube dos Jandadeiros e o Calçadão de Ipanema.

Conclusão

Porto Alegre é a cidade dos sonhos de muitas pessoas, por ser um local completo, oferecendo total infraestrutura para quem quer ter melhor qualidade de vida.

Para quem gosta dos grandes centros urbanos, da movimentação agitada da cidade, bem como a facilidade de morar perto de tudo, é possível morar na região Central.

Para os medianos que não querem ficar tão longe do centro, mas que também não suportam a agitação excessiva, a região norte é a mais indicada.

Agora, se você é do grupo de pessoas que querem morar bem, com tranquilidade, vivendo longe do tumulto, a melhor opção é morar na região sul.

Seja qual for a sua escolha, tenha a certeza que morar em Porto Alegre, a cidade do pôr do sol é a garantia de melhor qualidade de vida para você e sua família.

Para saber ainda mais sobre Porto Alegre, acesse o site da prefeitura municipal em https://prefeitura.poa.br.

DA VINCI Corretora de Imóveis - Imobiliária
Av. Bispo João Scalabrini, 115 - Sala 1
Bairro Jardim Planalto
Porto Alegre, RS

Fones
(51) 3377-4349 e (51) 99283-0330

CRECI RS - 22551 J

Política de privacidade

Estado do Rio Grande do Sul - Brasil RS - Brasil
Av. Bispo João Scalabrini, 115 - Sala 1
Bairro Jardim Planalto, Porto Alegre, RS

Fones (51) 3377-4349 e (51) 99283-0330 • CRECI RS - 22551 J

Estado do Rio Grande do Sul - Brasil RS - BrasilPolítica de privacidade
Av. Bispo João Scalabrini, 115 - Sala 1 - Bairro Jardim Planalto, Porto Alegre, RS
Fones (51) 3377-4349 e (51) 99283-0330 • CRECI RS - 22551 J
Av. Bispo João Scalabrini, 115 - Sala 1 - Bairro Jardim Planalto, Porto Alegre, RS • Fones (51) 3377-4349 e (51) 99283-0330 • CRECI RS - 22551 J